Ads 468x60px

.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

CÂMARA DE LAMEGO AVANÇA COM REQUALIFICAÇÃO DA CENTRAL DE CAMIONAGEM

Os lamecenses lamentam que a Central de Camionagem que serve a cidade de Lamego se tenha tornado, desde há muito tempo, uma estrutura degradada e obsoleta, sem condições dignas para oferecer conforto e bem estar aos utentes, devido à total ausência de manutenção ao longo dos últimos anos. Para colmatar esta lacuna, sentida especialmente durante os dias frios e chuvosos, a Câmara Municipal de Lamego vai avançar, durante o primeiro trimestre de 2014, com a requalificação da Central de Camionagem, bem como da respetiva zona envolvente, um investimento que integra o Plano de Mobilidade Sustentável da Associação Douro Alliance - Eixo Urbano do Douro.
A intervenção que vai incidir nesta infraestrutura traduz-se na execução de pequenas obras de manutenção e a requalificação do edifício existente, ao nível por exemplo da reparação das cotas de abertura, pinturas, reparações estruturais nos elementos de betão armado, remodelação das instalações sanitárias e sala de embarque e espera. Em termos funcionais, a renovação vai passar a oferecer condições de conforto, segurança e comodidade aos utentes. Existirá ainda uma segunda vertente de intervenção com a requalificação do espaço atualmente afeto à Associação de Municípios Portugueses com Centro Histórico para escritórios corporativos. O valor previsto para a execução desta empreitada é superior a 700 mil euros.
A futura intervenção na Central de Camionagem complementa o plano de regeneração urbana em curso na cidade de Lamego que incide sobre as avenidas Visconde Guedes Teixeira e Dr. Alfredo de Sousa e que tem por objetivo a retirada de parte da circulação automóvel, privilegiando o movimento de peões. Em conjunto, estes projetos têm um impacto muito relevante em termos de planeamento urbanístico e benefícios constantes à circulação de pessoas e bens, ajudando a descongestionar o centro da cidade.
A elaboração de um Plano de Mobilidade Sustentável para a área territorial do Eixo Urbano, que integra as cidades de Lamego, Peso da Régua e Vila Real, constitui um instrumento estratégico de planificação e desenvolvimento de diferentes modos de transporte, motorizados e não motorizados, permitindo melhorar os aspetos energéticos, ambientais, económicos e sociais da mobilidade e da acessibilidade. Esta estratégia é materializada pela construção de equipamentos nos três municípios parceiros deste projeto. Neste âmbito, foram já construídos em Lamego dois novos parques de estacionamento gratuitos, situados em locais estratégicos e capazes de atender às crescentes necessidades dos automobilistas, num investimento cofinanciado em 85% pelo ON2.

Sem comentários :