Ads 468x60px

.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

ILUMINAÇÃO DE PASSADEIRAS ENTRA EM FUNCIONAMENTO

Na terça-feira, dia 14 de Janeiro, pelas 18h00, assinalou-se o início do funcionamento das luminárias LED, instaladas em diversas passadeiras da cidade de Vila Real. A inauguração teve lugar na passadeira central da Avenida Aureliano Barrigas com a presença de membros do Executivo Municipal de Vila Real, da Associação Douro Alliance e representantes da NERVIR, ACIVR, UTAD, União de Freguesias de Vila Real, entre outros.
Na origem deste processo esteve o estudo “Caracterização da Iluminação Pública do Eixo Urbano do Douro – Soluções Eficientes de Iluminação”, desenvolvido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que teve como premissas a urgência em garantir maior segurança nas passagens de peões, por um lado, e, por outro, a necessidade de diminuir os elevados consumos energéticos dos municípios em iluminação pública, em termos financeiros e ambientais.
O recurso à tecnologia LED – Light Emitting Diode é apontado no estudo como sendo a solução mais eficiente uma vez que garante uma melhor qualidade de iluminação, menor consumo energético e maior longevidade quando comparada com as tecnologias convencionais baseadas em vapor de sódio e vapor de mercúrio.
De acordo com a fonte de alimentação, os equipamentos instalados estão divididos em duas classes: com ligação à rede eléctrica e com recurso a painéis solares fotovoltaicos e estão colocados nos seguintes locais: Avenida Aureliano Barrigas, Rua Dr. Augusto Rua, Avenida Rainha Santa Isabel, Rua Dr. Domingos Campos, Avenida da Europa, Rua Miguel Torga, Avenida 1°de Maio, Avenida Dom Dinis, Rua Casimiro de Oliveira, Avenida Cidade de Ourense, Avenida da Universidade, Avenida Almeida Lucena, Rua e Avenida de Santa Iria e Rua Dr. Manuel Cardona.
A Associação Douro Alliance, constituída pelos Municípios de Vila Real, Peso da Régua e Lamego, através do seu projeto Eficiência Energética, investiu um valor total de 171.491,52 € na aquisição e instalação de sistemas de iluminação inovadores e eficientes em passagens de peões, com recurso à tecnologia LED, com comparticipação financeira comunitária através do Programa Operacional Regional do Norte (ON2).

Sem comentários :