Ads 468x60px

.

domingo, 19 de janeiro de 2014

SEMINÁRIO "DOURO E ESTRELA" IN TOURISM EM SANTA MARTA DE PENAGUIÃO

Para travar e inverter a tendência de declínio dos territórios do Douro e Trás-os-Montes e da Beira interior é urgente repensar os modelos de cooperação associativa. É com esse objectivo que o projecto “Douro e Estrela – In Tourism” promove o seminário “As instituições e os desafios da cooperação regional”, que terá lugar no auditório municipal de Santa Marta de Penaguião, na tarde de 17 de Janeiro.
A sessão de abertura ficará a cargo dos presidentes da autarquia de Santa Marta de Penaguião, Luís Machado, da AETUR (Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes), Luís Marques, e da CIMDOURO, Francisco Lopes.
O papel das associações empresariais no desenvolvimento regional será debatido pelo vice-reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Artur Cristóvão, e pelos líderes do Núcleo Empresarial Região de Bragança (NERBA), António Eduardo Malhão, e da Associação Empresarial de Vila Real (NERVIR), Luís Tão.
O segundo painel, subordinado ao tema “Os recursos regionais ao serviço do desenvolvimento”, contará com as intervenções de Manuel Novaes Cabral, do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), de Fernando Rodrigues, do Ecomuseu do Barroso, de Dalila Dias, das Aldeias Históricas, e de Rodrigo Pinto Barros, da Aliança Associativa.
O seminário “As instituições e os desafios da cooperação regional” encerrará com as palavras do vice-presidente da CCDR-N, Álvaro de Carvalho.
No decorrer do evento, será inaugurada a exposição fotográfica “Rota dos Patrimónios da Humanidade do Vale do Douro/Duero”, resultante do trabalho de cooperação desenvolvido entre a Fundação Rei Afonso Henriques e a Fundação Museu do Douro.
A participação no seminário organizado pelo Douro e Estrela – In Tourism é gratuita, mas agradece-se a confirmação da presença por e-mail (geral@douroestrela.pt).

Sobre o projecto «Douro e Estrela – In Tourism»

O projecto “Douro e Estrela-in Tourism”, promovido pela AETUR e o NERGA, almeja melhorar os níveis de competitividade das empresas (especialmente micro e PME’s), através do estímulo à cooperação empresarial e da promoção da imagem do território nos mercados internacionais.
O eixo central do projecto é a promoção externa do território de intervenção (Douro, Alto Trás-os-Montes, Serra da Estrela e Beira Interior Norte) e dos seus sectores de actividade, assentando em três pilares capazes de alavancar o desenvolvimento regional: a gastronomia e os vinhos, turismo de Natureza, touring cultural e paisagístico.

Sem comentários :