Ads 468x60px

.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

RIO DOURO DESCE UM METRO E MEIO NA RÉGUA

O caudal do Douro desceu cerca de um metro e meio nas últimas horas devido ao desagravamento das águas vindas de Espanha durante a noite, disse fonte da proteção civil municipal de Peso da Régua.
Há já uma semana que o rio galgou o cais fluvial da Régua, subindo entretanto até a um máximo de cerca de quatro metros e inundando os dois estabelecimentos comerciais construídos na estrutura, um bar e uma loja de artesanato.
Manuel Saraiva, responsável pela proteção civil municipal, referiu que o caudal desceu "cerca de um metro e meio" nas últimas horas o que, segundo salientou, reflete um "desagravamento dos caudais provenientes de Espanha".
Apesar disso, todos os afluentes "ainda se mantêm com os caudais muito elevados", debitando muita água para o Douro.
Usando como referência o edifício do bar, a água está "cerca de 50 centímetros" dentro deste estabelecimento.
Manuel Saraiva referiu que hoje se perspetiva "um dia mais calmo", no entanto, frisou que as autoridades se vão manter em "permanente vigilância" até à estabilização do rio Douro.
Os equipamentos e bens dos dois estabelecimentos comerciais já tinham sido retirados em dezembro, na primeira vez que o caudal do Douro subiu este inverno.
A subida das águas até ao cais e aos dois estabelecimentos é uma situação considerada normal, já que estão construídos em leito considerado de cheia.

Sem comentários :