Os Caminhos de Santiago são percorridos há doze séculos e levam-nos até à Cidade de Santiago de Compostela, na Galiza, onde repousam os restos mortais do apóstolo São Tiago, ou Santiago. Os caminheiros que se propõem percorrê-los recebem o nome de peregrinos, do latim "per ægros", "aquele que atravessa os campos", têm como seu símbolo uma concha, normalmente uma vieira, designada localmente por "venera", costume do tempo em que os povos ancestrais peregrinavam a Finisterra.
O Caminho Português Interior de Santiago liga Viseu a Chaves, atravessando o território dos Municípios de Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves. Neste último Município, o trilho cruza a fronteira, ligando à Via da Prata (percurso que se inicia em Sevilha), em direção a Santiago de Compostela.
No Concelho de Lamego, o Caminho Português Interior de Santiago tem início em Bigorne e termo no Lugar do Torrão (junto ao rio Douro), num total de 28,8 km, devidamente sinalizados com o símbolo da concha amarela em placa de fundo azul.
Na Rota de Santiago – Concelho de Lamego, propomo-nos percorrê-lo em dois dias. No primeiro dia, faremos a parte sul - começo na Vila do Mezio (ainda dentro do concelho de Castro Daire) e término em Lamego. No segundo dia, terá lugar o caminho norte do nosso concelho, com início em Lamego e final no Lugar do Torrão (Junto à ponte pedonal Lamego-Régua).
Sem comentários :
Enviar um comentário