Ads 468x60px

.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

INAUGURADO CENTRO INTERPRETATIVO DE SERNANCELHE

Foi inaugurado a 11 de agosto de 2013, o Centro Interpretativo da Aldeia da Faia.
Com a recuperação bem conseguida da antiga Escola Primária fica o espaço de homenagem aos habitantes de uma localidade submersa em 1964 para construção da Barragem do Vilar e um local de estudo e visita onde os meios multimédia convivem com a latoaria de outrora.
Centro de Interpretação da Aldeia da Faia demorou cerca de um ano a ficar pronto e teve um custo aproximado de 200 mil euros, comparticipados em 70 por cento pelo PRODER, sendo da responsabilidade do município os restantes 30 por cento. 
O equipamento vai albergar um espaço museológico que mostrará a Faia do antes e do depois da construção da Barragem do Vilar. 
O arquiteto local Paulo Albino Ribeiro dos Santos é o responsável pelo projeto que aproveitou o antigo edifício da escola primária e, mantendo a sua estrutura, “inovou ao desenhar um espaço inspirado na barragem e no elemento água”.
Foi feita uma ampliação “construída em betão armado à vista, de forma elíptica com uma cobertura em vidro que suportará uma lâmina de água que, em conjunto com um som de fundo relacionado, criará a sensação de se caminhar pelo interior de uma barragem”.
Neste espaço vai estar exposto todo o espólio recolhido ao longo dos anos que relacionam as duas aldeias: Faia do antes e a Faia do depois da construção da barragem, com motivos fotográficos, relatos, notícias, entre outros.

Texto: Rádio Douro Nacional
Foto: C.M.S

Sem comentários :