segunda-feira, 23 de setembro de 2013
CONVENTO DE FERREIRIM DISPONIBILIZA CENTRO INTERPRETATIVO AOS VISITANTES
A monumentalidade e o elevado valor arquitetónico do Convento de Santo António de Ferreirim e do seu espólio artístico vão ganhar uma nova atratividade com a instalação, em breve, de um centro interpretativo no interior deste imóvel. O novo serviço estará dotado com moderno equipamento multimédia que narrará a história do antigo mosteiro franciscano, dando especial enfoque às pinturas dos “Mestres de Ferreirim”. Desenvolvido sob a égide da Direção Regional de Cultura do Norte, o valor previsto para realização deste investimento ascende a 210 mil euros, estando prevista para o início de 2014 a sua abertura ao público.
A intervenção no Convento de Sto. António de Ferreirim, já em curso, colocará à disposição dos visitantes, para além do centro interpretativo, uma receção e uma loja. No âmbito desta intervenção, também está prevista a elaboração e a distribuição de suportes de apresentação e uma monografia dedicada a este imóvel em cujo espólio se destacam as quatro tábuas pintadas, em 1533-1534, por Cristóvão de Figueiredo, Garcia Fernandes e Gregório Lopes, cuja notoriedade viria mais tarde a conferir a esta parceria o epíteto de “Mestres de Ferreirim”.
A criação de um centro interpretativo no Convento de Sto. António integra o projeto “Vale do Varosa” que pretende instalar uma rede de estruturas e soluções a nível regional, beneficiando da concentração de imóveis e elementos históricos de elevado interesse turístico-cultural, otimizando investimentos e potencializando o desenvolvimento turístico. Numa primeira fase, vai abranger três monumentos nos concelhos de Lamego e Tarouca: Convento de Ferreirim, Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e Mosteiro de S. João de Tarouca. No futuro, estas estruturas vão fazer parte de uma rede de monumentos e sítios, criando uma imagem de elevado valor patrimonial, com um significado histórico superior.
Integrando uma anterior torre fortificada, possivelmente datada do século XIV, a fundação do Convento de Sto. António de Ferreirim inicia-se com a doação, em 1525, dos terrenos circundantes, por D. Francisco Coutinho, Conde de Marialva. Inicialmente de traça maioritariamente manuelina, da qual sobrevive parte do pórtico de entrada da igreja, foi sujeito a profundas reformulações no século XVII, das quais se destaca um claustro de gosto maneirista hoje desaparecido, e no século XVIII, em que se integra o geral aspeto atual da igreja.
Extinto em 1834, tendo a sua igreja sido convertida em igreja paroquial, as dependências monásticas foram vendidas em hasta pública e parcialmente desmanteladas ou caídas em ruína. Classificado como Imóvel de Interesse desde 1944, em 2001-2005 a igreja e seu recheio foram sujeitos a restauro integral (fonte: Projeto “Vale do Varosa).
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Sem comentários :
Enviar um comentário