Ads 468x60px

.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

MAU TEMPO ESTÁ A CHEGAR

Nas próximas horas, o estado do tempo pode sofrer alterações drásticas. De acordo com a Autoridade Nacional da Proteção Civil, a partir da madrugada desta quinta-feira o vento vai soprar entre forte a muito forte em algumas regiões, com precipitação acompanhada de trovoada, situação que já levou a que fosse acionado um alerta amarelo.
As condições severas vão incidir sobretudo sobre a região Centro/Sul, com vento a soprar com forte intensidade no litoral, com rajadas na ordem dos 70 km/h, e muito forte nas terras altas, com rajadas na ordem dos 100 km/h.
A mesma entidade alerta para a chuva intensa. "Precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada, a atingir mais significativamente a região do litoral Centro/Sul, com acumulados que podem exceder 40 mm/3 horas, não sendo de excluir a hipótese de formação de fenómenos extremos de vento e precipitação", pode ler-se numa nota emitida pela Proteção Civil.

CONSEQUÊNCIA DAS CHUVAS

A autoridade alerta ainda para várias consequências destas condições meteorológicas adversas:
- Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
- Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
- Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
- Danos em estruturas montadas ou suspensas;
- Possíveis acidentes na orla costeira;
- Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
- Possibilidade de queda de ramos ou árvores.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Com vista a prevenir acidentes, a Proteção Civil elaborou uma lista de conselhos úteis, com os comportamentos adequados a ter nesta situação. Destaque para a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais, antes do início das chuvas, para permitir o livre escoamento de água.
Por outro lado, uma condução defensiva, com redução de velocidade e a evitar atravessar zonas inundadas, pode ajudar a evitar acidentes.
A Proteção Civil deixa ainda o aviso para que os automobilistas tenham especial atenção ao passarem por zonas arborizadas ou nas proximidades de zonas ribeirinhas.
As atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, devem ser evitadas.

Sem comentários :