Ads 468x60px

.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

FIM DE SEMANA GASTRONÓMICO EM PESO DA RÉGUA



O Turismo do Porto e Norte de Portugal promove a iniciativa FINS DE SEMANA GASTRONÓMICOS. Peso da Régua aderiu, recebendo-a no fim de semana de 10, 11 e 12 de maio. Os restaurantes aderentes são: A Companhia; Cacho D’Oiro; Castas e Pratos; Don Peppo; Douro In; Gato Preto; Jereré; O Maleiro e Varanda da Régua.
O Município do Peso da Régua reconhece nesta iniciativa uma forma de promover a cidade e o concelho, através da gastronomia que o identifica. 
O fato de Peso da Régua ser considerado uma encruzilhada de rotas e, por conseguinte, de pessoas, traduziu-se na gastronomia. Culturas diferentes num mesmo território conduz à partilha e assimilação de saberes e sabores. Talvez por isso a gastronomia local seja marcada por grande diversidade. Dos tempos idos, sobretudo, no contexto da labuta nos socalcos durienses, recorda-se a sopa de cebola ou de troncha, com feijão vermelho. A sardinha com broa, por vezes, acompanhada de batata cozida, o arroz de feijão, com pataniscas e o arroz de troncha com moira faziam as delícias das famílias mais abastadas. É essa tipicidade que é procurada por quem nos visita. Por herança, o arroz de forno, com cabrito e batatas assadas, as tripas, a feijoada à trasmontana e o rancho com grão de bico integram a gastronomia reguense e duriense. À sobremesa, o leite-creme é eleito por unanimidade. Os doces tradicionais foram surgindo, sendo, por isso, uma alternativa a considerar.
No contexto do Fim de semana Gastronómico, os restaurantes aderentes apresentarão como proposta aos seus clientes as tripas, como prato principal, e o leite-creme como sobremesa. Para acompanhar o prato principal, sugerem-se os excelentes vinhos produzidos no Douro. Para a sobremesa, o inigualável vinho fino.
O Município do Peso da Régua e o Turismo do Porto e Norte de Portugal convidam-no a provar a gastronomia típica e a apreciar, simultaneamente, a cidade/concelho e a região, um território com especificidades muito próprias.

Sem comentários :