Ads 468x60px

.

sábado, 29 de junho de 2013

NUNO RIBEIRO VENCE PRÉMIO DR.FERNANDO AMARAL

O aluno Nuno Vouga Ribeiro, do 12º ano do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, foi o vencedor da edição deste ano do Prémio Escolar Dr. Fernando Amaral, subordinado ao tema O Pensamento Social do Dr. Fernando Amaral aplicado à Realidade Atual. O júri deste galardão considerou que o seu trabalho “cumpriu os critérios de avaliação previamente divulgados e a adequação ao tema proposto a concurso, desenvolvendo, de modo pertinente, aquilo que seria o pensamento social do Dr. Fernando Amaral, aplicado à realidade atual”.
Nesta terceira edição, o valor pecuniário a atribuir ao vencedor foi de 1000 euros, entregue durante a sessão ordinária da Assembleia Municipal de 28 de junho. Diversos membros da família de Fernando Amaral associaram-se a esta homenagem e assistiram ao ato de outorga realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho.  Dirigindo-se aos membros da Assembleia Municipal, o jovem aluno agradeceu a honra de receber este prémio, acrescentando que, ao ler os textos do antigo advogado e político, “foi orientando o seu pensamento”, enaltecendo ainda a defesa dos “princípios e valores” que sempre nortearam a sua vida.
Instituído em honra deste emérito cidadão lamecense e um dos mais notáveis políticos da democracia portuguesa, o Prémio Escolar Dr. Fernando Amaral destina-se a distinguir os textos originais de maior mérito sobre os Valores da Democracia Local, o Estado de Direito e a Cidadania e os Direitos Humanos. Esta distinção pode ser atribuída ex aequo, mediante reconhecimento do mérito, a mais do que um trabalho. Os alunos do ensino secundário, matriculados no 10º, 11º ou 12º ano em qualquer escola do concelho de Lamego, são convidados a submeter os seus trabalhos à apreciação do júri.
A criação deste galardão constitui um tributo permanente dos lamecenses ao exemplo de cidadania e de dedicação à res publica demonstrado em vida por Fernando Amaral que é, para todos, uma referência. A perpetuação da memória e a divulgação do exemplo de dedicação à causa pública que, de forma generosa, sempre guiou a conduta de Fernando Amaral são valores que a Assembleia Municipal de Lamego quer transmitir às gerações futuras.
Professor, advogado distinto, político exemplar e tribuno eloquente, desempenhou ao longo da sua vida os mais elevados cargos públicos em Portugal e na Europa, nomeadamente a Presidência da Assembleia da República, durante três sessões legislativas, e a vice-presidência da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. A nível local, foi também o mais distinto dos presidentes da Assembleia Municipal. Antigos companheiros de trabalho e amigos recordam-no como um trabalhador incansável, inabalável nas suas convicções, firme nas suas decisões e sentimental.

Sem comentários :