Ads 468x60px

.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

ERASMUS + GARANTE EMPRÉSTIMOS A UNIVERSITÁRIOS

Numa altura em que, aproximadamente, seis milhões de jovens estão desempregados na União Europeia, surge um novo apoio para estudar, receber formação, trabalhar ou fazer voluntariado no estrangeiro. O Erasmus+ foi pensado em linha com a Estratégia Europa 2020, que pretende aumentar o sucesso no ensino superior dos atuais 32% para os 40%, e reduzir a taxa de abandono escolar de 14% para 10%.
Durante o período 2014-2020, esta iniciativa dará a oportunidade dos estudantes que planeiam um curso completo de mestrado no estrangeiro beneficiarem de um novo mecanismo de garantia de empréstimos. O programa Erasmus+ disponibiliza igualmente financiamento para os profissionais dos setores da educação, da formação e da juventude e para parcerias entre estabelecimentos do ensino superior, escolas, empresas e organizações sem fins lucrativos.
As organizações que desejam candidatar-se ao financiamento em 2014, através do novo programa da União Europeia, podem inscrever-se a partir do final de janeiro. Além dos estabelecimentos de ensino superior e das entidades de formação, também são financiadas, pela primeira vez, parcerias novas e inovadoras: as denominadas Alianças do Conhecimento e Alianças de Competências Setoriais.
Destinado a reforçar o desenvolvimento de competências, da empregabilidade e a apoiar a modernização dos sistemas de educação, formação e de apoio à juventude, o programa, com a duração de sete anos, terá um orçamento de 14,7 mil milhões de euros. O projeto Erasmus+ abrange a aprendizagem permanente, que já incluía o projeto Comenius-Grundtvig e Leonardo da Vinci e também acolhe iniciativas de cooperação internacional como Tempus ou Erasmus Mundus.
Para mais informações deve dirigir-se ao Centro de Informação Europe Direct de Lamego ou através do seguinte web-site: 
http://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/index_en.htm

Sem comentários :