Ads 468x60px

.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

SERRA DAS MEADAS VOLTA A SER O "PULMÃO VERDE" DA CIDADE DE LAMEGO

Já está no terreno o maior projecto de reflorestação alguma vez concretizado na Serra das Meadas. A área a intervencionar, fortemente fustigada por incêndios florestais durante as últimas décadas, vai voltar a ser um importante “pulmão verde” da cidade de Lamego, com a plantação de carvalhos, bétulas, freixos e pinheiros bravos em 45 hectares de área.
A reflorestação das encostas da Serra das Meadas incide em terrenos baldios que estão sob administração da Junta de Freguesia de Lamego, entidade que apresentou a candidatura ao PRODER – Gestão do Espaço Florestal e Agro-Florestal para travar a forte degradação ambiental e paisagística nesta zona. A garantir o apoio técnico e financeiro à execução deste projecto está a Câmara Municipal de Lamego, através de um financiamento no valor de 44.358,65 €, enquanto que o PRODER atribui um apoio equivalente a 143.154,95 €.
Os presidentes da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Lamego, Francisco Lopes e António Roçado, estão unidos na vontade de “melhorar o ambiente e a paisagem rural” da Serra das Meadas, recorrendo à “reinstalação de sistemas florestais e de sistemas agro-florestais”. Os trabalhos de preparação dos terrenos na encosta virada a nascente, contígua ao Parque Biológico e à “Casa do Guarda Florestal”, já começaram. Posteriormente avançará a plantação das espécies.

Sem comentários :