Ads 468x60px

.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

CULTURA QUER CRIAR BASE DE DADOS DO PATRIMÓNIO IMATERIAL DO NORTE

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) vai impulsionar o levantamento do património imaterial da região, das tradições como os caretos ao artesanato da olaria ou tanoaria, para criar uma base de dados comum neste território.
Este ano, a DRCN quer também avançar com a Rota das Catedrais neste território.
O contrato de financiamento, no valor de 4,5 milhões de euros, foi assinado no final de 2013 e, segundo o responsável, as intervenções têm que ficar concluídas até junho de 2015.
António Ponte referiu que, neste momento se está a abrir o procedimento concursal para a Sé Catedral de Miranda do Douro, onde será feita uma intervenção na cobertura e transformada a casa do cabido num centro interpretativo.
Na Sé de Vila Real será instalado um órgão de tubos e, em Bragança, será colocado um módulo informativo.
A rota fica completa com as intervenções em Lamego, Porto, Braga e Viana do Castelo.
A DRCN está já a preparar candidaturas, para apresentar no âmbito do novo quadro comunitário de apoio, para intervenções nos museus de Miranda do Douro e Lamego.
E, neste primeiro semestre, vai avançar com a requalificação do edifício do celeiro para a instalação do centro informativo do Mosteiro de São João de Tarouca, uma intervenção nas coberturas e paramentos da catedral de Miranda do Douro, bem como a conservação das coberturas do Museu da Terra de Miranda e ainda o restauro de coberturas e abóbadas da sacristia e absidíolos da igreja matriz de Freixo de Espada à Cinta.
A direção regional conta com um orçamento de nove milhões de euros para 2014. A seu cargo tem, neste momento, sete museus, um palácio e 53 monumentos, desde sítios arqueológicos, igrejas, catedrais ou mosteiros.
António Ponte salientou que a DRCN tem conseguido alavancar grandes investimentos recorrendo a várias fontes de financiamento, desde fundos comunitários, a medidas compensatórias pela construção das barragens do Sabor e Tua, bem como parcerias com autarquias.

Sem comentários :