Ads 468x60px

.

domingo, 6 de abril de 2014

D.ANTÓNIO FRANCISCO DOS SANTOS FEZ ENTRADA SOLENE NA SÉ CATEDRAL DO PORTO

A celebração solene da entrada em funções do novo bispo do Porto, António Francisco dos Santos, realizou-se na tarde de hoje, na Sé Catedral, um dia depois da posse, que decorreu em cerimónia privada no Paço Episcopal.
António Francisco dos Santos, que até agora era bispo de Aveiro e que foi empossado no sábado perante o Colégio de Consultores diocesano do Porto, sucede nas funções a Manuel Clemente que em 2013 foi nomeado Patriarca de Lisboa.
A opção do Vaticano foi conhecida em 21 de Fevereiro e, na altura, o bispo manifestou-se surpreendido com a sua nomeação, admitindo tratar-se de uma grande missão que irá encarar com "alegria e generosidade".
"Serei irmão e presença junto dos doentes, dos pobres e dos que sofrem e com eles procurarei fazer caminho de bondade e de esperança na busca comum de um mundo melhor. Quero ser apóstolo das Bem-Aventuranças nestes tempos difíceis que vivemos", afirmou, então.
O prelado esteve à frente da Diocese de Aveiro durante as celebrações do seu 75.º aniversário de restauração, tendo promovido na ocasião uma 'Missão Jubilar' que incluiu a realização de uma "Cristoteca", uma festa de animação nocturna semelhante à de uma discoteca.
António Francisco dos Santos marcou presença na iniciativa, uma ideia importada do Brasil com o objectivo de aproximar jovens da Igreja Católica e que reuniu "mais de duas mil pessoas de todas as idades".
O novo bispo do Porto nasceu a 29 de Agosto de 1948, na freguesia de Tendais, concelho de Cinfães (Viseu).
António Francisco dos Santos foi nomeado Bispo Auxiliar de Braga em Dezembro de 2004 e, dois anos depois, foi indicado para Bispo de Aveiro.
A sua ordenação episcopal ocorreu em Março de 2005, na Sé de Lamego.
Foi ordenado padre em Dezembro de 1972.
O prelado, de 65 anos, sucede a Manuel Clemente, bispo do Porto entre 2007 e 2013, ano em que, a 18 de Maio, foi nomeado patriarca de Lisboa.
Enquanto bispo do Porto, António Francisco dos Santos vai contar com os bispos auxiliares Pio Alves, actual administrador apostólico, António Bessa Taipa e João Lavrador.

Sem comentários :