Ads 468x60px

.

terça-feira, 30 de julho de 2013

FONTES E POIARES VÃO TER GÁS NATURAL

A Vila de Fontes vai ter gás natural ainda este verão. A construção da rede domiciliária tem vindo a ser construída em duas obras distintas: Uma caminha a partir da vila de Santa Marta, passando pelo Urval, seguindo para Paredes de Arcã, enquanto outra equipa avança de Fontes descendo a montanha ao encontro desta.
A Sonorgás, empresa do grupo Dourogás, detentora da licença para a distribuição de gás natural no concelho de Santa Marta de Penaguião, está a investir cerca de quinhentos mil euros nesta infraestrutura, cerca de dez quilómetros de rede e respetivas ramificações, para servir a população de Fontes e os povos e aglomerados habitacionais do percurso.
A empresa vai arrancar também nos próximos dias, com uma obra semelhante em Poiares no concelho da Régua.
O valor investido aqui é semelhante; meio milhão de euros. Embora a rede seja mais pequena, a distância para a Régua aconselha a construção de uma pequena UAG - Unidade Autónoma de Gaseificação, que encarece o projecto. Esta Unidade será dimensionada por forma a estender a rede à vizinha freguesia de Canelas se o interesse o justificar.
Estas populações passam assim a beneficiar de uma energia, mais limpa, mais segura e sobretudo mais barata.
A distribuição do gás natural é apoiada pela europa, pelas suas consideráveis vantagens.
O seu preço é muito reduzido, quando comparado com todos os outros gases. É muito confortável, já que é canalizado e chega aos consumidores todos os dias do ano durante as 24 horas do dia. É relativamente fácil de instalar e na fase da chegada a Sonorgás encarrega-se de todo o processo, patrocinando também todas as conversões e reconversões.

Sem comentários :