Ads 468x60px

.

terça-feira, 30 de julho de 2013

INTERVENÇÃO REPARA COBERTURA DO CENTRO MULTIUSOS DE LAMEGO

Com o objetivo de corrigir um problema estrutural que afeta a atual cobertura do novo Centro Multiusos de Lamego, já tiveram início os trabalhos de reparação que consistem na substituição de vigas de madeira, com 50 metros de comprimento, por vigas metálicas que constituem a estrutura resistente da cobertura. Esta intervenção e os custos a ela associados são da responsabilidade do consórcio de empresas construtor, “pelo que nem o Município de Lamego, nem nenhuma das empresas participadas serão sobrecarregadas financeiramente por este problema”, explica Francisco Lopes, Presidente da autarquia. Para além disto, a firma Lamego Renova – Construção e Gestão de Equipamentos, responsável pela conceção, construção e gestão do futuro Centro Multiusos e pela requalificação da envolvente urbana, será indemnizada pelo atraso na disponibilização deste recinto.
Este “problema construtivo”, que decorre de um erro do projeto e de execução do Centro Multiusos, será corrigido com a colocação de vigas metálicas, cujo fabrico foi já executado pela Martifer, uma empresa nacional de referência. Quando estiver concluído, esta infraestrutura estará preparada para acolher grandes eventos desportivos, culturais e de lazer, bem como iniciativas de apoio às atividades empresariais e de promoção de produtos locais e regionais.
A cidade de Lamego vai dispor, pela primeira vez, de um moderno Centro Multiusos que constituirá um equipamento fundamental no processo de afirmação regional e nacional do concelho de Lamego e contribuirá decisivamente para a dinamização do seu potencial económico e desportivo. A sua construção já provocou, aliás, uma renovação urbanística de elevada qualidade no Largo da Feira, com benefícios diretos e indiretos para os lamecenses durante as próximas décadas.
O futuro Centro Multiusos de Lamego é, segundo os seus promotores, um investimento de futuro. A sua localização, integrada numa zona servida por excelentes acessibilidades pedonais e rodoviárias, evitará a desertificação do centro da cidade e criará uma nova centralidade de condições ideais para o acolhimento de iniciativas económicas e desportivas de âmbito nacional. Para se ter uma ideia da dimensão deste projeto, a sua área de implantação é sensivelmente igual ao Bairro do Castelo, pelo que tiveram de ser minimizados eventuais efeitos negativos da nova edificação.
No exterior, já foi construída uma grande praça, com carácter multiusos, vocacionada para a realização da feira semanal, mas também aberta a todo o tipo de atividades ao ar livre. No futuro será servida por um pequeno edifício de comércio e serviços, com 700m2 de área, funcionando em dois pisos para albergar vários espaços comerciais e instalações sanitárias de apoio, cuja construção já foi adjudicada, iniciando-se as obras logo após a realização das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios. 

Sem comentários :