Ads 468x60px

.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ENTRE MARGENS APRESENTAM "SONS DO DOURO" EM LAMEGO

A 24 de Agosto, pelas 22h, a cidade de Lamego será palco do próximo concerto “Sons do Douro”, um projecto musical construído de raiz pelo Entre Margens – O Douro em Imagens. Para a concretização deste espectáculo, duas dezenas de pipas de vinho foram transformadas em instrumentos musicais.
Inserido nas comemorações das Festas da Nossa Senhora dos Remédios, “Sons do Douro” inclui a participação de mais de meia centena de músicos, com idades compreendidas entre os 14 e os 53 anos, provenientes dos concelhos de Alijó, Armamar, Lamego, Peso da Régua, Tarouca e Vila Real.
Os ensaios deste concerto decorrem entre os dias 20 a 23 de Agosto, no Cais da Junqueira [Peso da Régua], das 20h30 às 23h30.
Sob a coordenação artística de Hugo Menezes (percussionista que já trabalhou com Cool Hipnoise, Mercado Negro, Tora Tora Big Band, entre outras formações), “Sons do Douro” procura cruzar as sonoridades da música popular e da percussão contemporânea. Daí o envolvimento dos Bombos de Figueira [Lamego] do Grupo de Zés Pereiras "Os Trovadores da Raia" [Vila Real]. Está, ainda, em aberto a possibilidade de mais três grupos de bombos lamecenses se associarem ao espectáculo.
Utilizados durante três anos numa adega, os pipos de carvalho francês, com capacidades para 225 e 500 litros, foram devidamente preparados para a nova utilidade. A sonoridade é muito semelhante à do típico bombo, mas “com mais possibilidades ao nível da intensidade e do timbre”. 
Numa primeira fase, os músicos frequentaram um workshop para criarem uma peça de percussão com as pipas. Já num segundo momento, juntam-se os elementos dos grupos de bombos lamecenses. 
O Entre Margens tem como promotor a Fundação Museu do Douro, autoria e produção da Procur.arte Associação Cultural, e conta com oito municípios da região duriense (Amarante, Lamego, Mirandela, Peso da Régua, Porto, Santa Marta de Penaguião, Vila Nova de Gaia e Vila Real) como parceiros. Este é um projecto apoiado no âmbito do QREN ON.2 - Grandes Eventos Culturais.

Sem comentários :