Milhares de pessoas “invadiram” as ruas da cidade de Lamego para assistirem às comemorações oficiais do Dia do Exercito centradas este ano nesta cidade. Presidido pelo ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, o programa de celebrações deu a conhecer a realidade das atividades e meios do Exército português, com vista a uma maior sensibilização pública sobre a importância das forças militares. O ponto alto deste programa decorreu no final da manhã de 27 de outubro com a realização de uma grande Parada Militar, que contou com a mobilização de cerca de 600 militares e diversos meios mecanizados. Sob o lema “Sentir no Exército a Pátria que sempre fomos”, a cerimónia começou com todos os olhos postos no céu, com a exibição de um salto de paraquedistas que transportaram uma bandeira portuguesa de grandes dimensões. “Temos um passado de história de que nos devemos orgulhar, estamos a viver um momento de dificuldade, mas temos um futuro que precisamos de trabalhar. E as Forças Armadas são, em geral, a expressão maior desse sentido de existência que vem do passado, do presente e que se projeta para o futuro”, enalteceu Aguiar-Branco. “Por isso, é muito bom que existam estas cerimónias, que foram muito contidas precisamente para dar expressão ao sentido de sacrifício que hoje atravessa o povo português em geral e as Forças Armadas em particular”, explicou o ministro da Defesa.
O Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, vincou, por outro lado, “a ligação umbilical que os lamecenses mantêm com o Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) e com a vida militar, desde quase há dois séculos”. Já antes, a Sé de Lamego tinha acolhido a Missa de Ação de Graças e Sufrágio celebrada pelo bispo da Diocese, D. António Couto, transmitida em direto pela RTP1. Na eucaristia que celebra o Dia do Exército o pontífice destacou que “rezar é para militares e militantes. Rezar é um ato de verdade e de coragem, que implica o máximo risco”. Num quadro de contenção orçamental, foram promovidas, de 25 a 27 de outubro, diversas iniciativas de natureza militar, cultural e recreativa, orientadas pelos princípios da elevação, dignidade, profissionalismo e tradição, que são timbre do Exercito Português. Estas atividades decorreram na emblemática Av. Dr. Alfredo de Sousa e no Parque da Cidade, situado junto do Centro Multiusos de Lamego, que oferecem agora excelentes condições para a realização de grandes eventos ao ar livre, um dos fatores que levou a cidade de Lamego a ser selecionada pelo Estado-Maior do Exército como sede desta efeméride.
Com o objetivo de reforçar os laços de cooperação com a comunidade envolvente, o CTOE e outras instituições aproveitaram esta ocasião para dar a conhecer a realidade das atividades de natureza militar que desenvolvem ao longo do ano, nomeadamente as suas capacidades, valências e meios. Um dos momentos mais marcantes, e que mais cativou o público, foram as demonstrações de exercícios das várias companhias. O Exército Português comemora o seu dia festivo a 24 de outubro, data em que se celebra a Tomada de Lisboa, em 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, Patrono do Exército. Para assinalar a data, a instituição promove todos os anos um conjunto de ações comemorativas que visam evocar os seus valores, bem como as suas capacidades e valências, junto da população.
terça-feira, 29 de outubro de 2013
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Sem comentários :
Enviar um comentário