O V Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro começou hoje
em toda a Região duriense. A edição deste ano dura um mês e está a ser preparada ao pormenor pois apresenta várias novidades.
A organização da HTDOURO - Associação de Hotelaria e Turismo do Douro com os apoios e parcerias institucionais da Turismo do Porto e Norte Portugal, E. R., Câmara Municipal de Lamego, Escola de Hotelaria e Turismo do Douro e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, pretende neste Festival divulgar a gastronomia e vinhos da região, através da seleção e divulgação da rede dos melhores restaurantes em toda a sua geografia; contrariar a sazonalidade regional, estimulando as gentes locais e atraindo turistas nacionais e estrangeiros; elevar a qualidade da oferta gastronómica desafiando os melhores a apresentarem-se e a serem avaliados, mas também a motivar alguns não selecionados a fazerem melhor em edições futuras e ainda abranger (se possível) a totalidade dos concelhos da região, com pelo menos um selecionado, ou seja um número mínimo de 23 Restaurantes.
A Direção do Festival decidiu incluir no mesmo os melhores néctares da região. Esta é uma das novidades, que anteriormente estava subjacente, mas que este ano assume um lugar de paridade com a comida. O Festival mantém muitos parâmetros anteriores, designadamente o seu carácter indoor (realizado “dentro de portas”, isto é, nas instalações dos restaurantes selecionados), mas inova em algumas áreas, necessidade sentida conjuntamente pela organização e pelos selecionados, como explicou Rui Fraga, da HTDOURO.
O Concurso é a grande inovação desta 5ª edição do Festival. Não só para marcar a diferença mas também para incentivar os participantes. O objetivo é premiar os 3 que se distinguiram durante todo o certame. Haverá um Júri convidado que visitará os restaurantes selecionados e fará neles uma refeição. A decisão assenta numa análise “Value for Money” em que a refeição será suportada pelo Restaurante, mas a respectiva fatura é igualmente motivo de avaliação.
As reuniões de apresentação do novo modelo do Festival aos empresários da Restauração aconteceram em três datas distintas: na quinta, na sexta e na segunda-feira passada. Após a inscrição dos restaurantes interessados, iniciou o Diretor do Festival um périplo pelos concelhos da Região para visitar os estabelecimentos inscritos e avaliar as condições para a participação.
De referir que o programa "Terra-a-Terra" da TSF, está este sábado, 16 de Novembro das 9 às 11 horas em direto de Lamego.
A não perder ! ! !
Sem comentários :
Enviar um comentário