Ads 468x60px

.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

MUNICÍPIOS DO DOURO VÃO POUPAR 665 MIL EUROS NA ELETRICIDADE

Os 19 municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro assinaram hoje um contrato de fornecimento de energia com a EDP Comercial, que vai permitir uma poupança global de 665 mil euros por ano na fatura de eletricidade.
“É uma poupança significativa”, afirmou o presidente da CIM Douro, Francisco Lopes, que falava após a assinatura do contrato, que decorreu em Vila Real.
O autarca salientou que os 19 municípios e sete empresas municipais vão ter uma poupança direta anual de 665 mil euros na fatura de eletricidade, relativamente aos preços praticados em 2013.
“Mas se considerarmos aumentos tarifários previstos ou já concretizados para 2014, a poupança será ainda maior”, acrescentou.
Este contrato, que representa a passagem para o mercado livre de eletricidade, agrega, pela primeira vez, a totalidade dos pontos de consumo em média tensão, baixa tensão especial e baixa tensão normal, incluindo iluminação pública.
A EDP Comercial ganhou o concurso, que foi desenvolvido com o envolvimento da Agência de Energia local.

O administrador da EDP Comercial, Ferrari Careto, explicou que foram colocados a concurso cerca de 60 milhões de quilowatts/ano, cerca de 3.650 pontos de consumo, incluindo 1.750 de iluminação pública.
O responsável classificou ainda este contrato como "pioneiro" a nível nacional.
Francisco Lopes salientou o esforço que as autarquias do Douro estão a fazer no sentido de conseguirem uma maior eficiência energética, nomeadamente a nível da iluminação pública com a colocação de reguladores de fluxo e a substituição das armaduras convencionais por armaduras LED.
Os municípios estão ainda a optar por soluções de energia mais económicas nos grandes equipamentos municipais, como centros escolares ou piscinas e que são, de acordo com o também presidente da Câmara de Lamego, “grandes consumidores”.

Sem comentários :