Ads 468x60px

.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

PROTEÇÃO CIVIL DE RESENDE COM NOVOS EQUIPAMENTOS



Os serviços de proteção civil do município de Resende dispõem de novos equipamentos, entre os quais um destinado à limpeza de neve, que cai com frequência durante o inverno em várias localidades do concelho.
“De forma a resolver o corte das vias municipais de acesso às freguesias situadas na serra do Montemuro, que durante o inverno são afetadas pela queda de neve e gelo, foi adquirida uma pá limpa neves e espalhador de sal aplicados a um veículo já existente”, explica uma nota de imprensa da autarquia.
Este novo equipamento custou 20.520 euros e foi comparticipado em 70% pelo Programa Operacional da Valorização do Território e Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), cabendo os restantes 30% ao município.
A autarquia revela que foi também instalado “um painel eletrónico informativo de condicionamento à circulação rodoviária, junto à rotunda dos Bombeiros Voluntários de Resende”. Desta forma, quando há corte no acesso às vias municipais, seja “devido a condições meteorológicas adversas, por questões de segurança rodoviária ou eventuais trabalhos de manutenção nas estradas”, os automobilistas são avisados.
O equipamento foi adquirido por 23.726 euros, no âmbito da candidatura “Ações Imateriais para a Prevenção e Gestão de Riscos Materiais e Tecnológicos nos Municípios do Tâmega”.
Os Bombeiros Voluntários de Resende passam também a dispor de “uma nova viatura de combate a incêndios florestais”, que custou 47.880 euros e foi cofinanciada em 70% pelo Programa Operacional da Valorização do Território e QREN. O restante montante foi assegurado pelo município.
A viatura está equipada com um tanque de 500 litros de água, duas motobombas florestais, material sapador de combate a incêndios florestais, motosserra, equipamento de proteção individual, saco de primeiros socorros, guincho elétrico, equipamento de segurança passiva na cabine, material de comunicações e GPS, entre outro material.
A Câmara espera com este novo equipamento dar “um melhor apoio às populações e a todas as entidades envolvidas na proteção civil, no que diz respeito ao combate a incêndios, bem como na resolução de problemas resultantes da queda de neve e de gelo”.

Sem comentários :