Ads 468x60px

.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

MUNICÍPIO DE LAMEGO ATRIBUI NÚMERO RECORDE DE BOLSAS DE ESTUDO

A concessão de apoios financeiros é uma forma de estimular a frequência de cursos superiores
As dificuldades económicas que afetam alguns agregados familiares constituem um sério obstáculo ao prosseguimento dos estudos por parte dos jovens. Para combater este flagelo social, a Câmara Municipal de Lamego concedeu, para o ano letivo que agora termina, um número recorde de bolsas de estudo a estudantes do ensino superior para que, apesar da sua situação económica, continuem a sua formação académica. Neste sentido, foram atribuídas 26 bolsas, num valor global de 12 mil euros.
No atual momento de grave crise económica e financeira que o país atravessa, o apoio às famílias mais carenciadas ganha uma importância social acrescida ao facilitar o acesso a áreas essenciais da vida. Excecionalmente, devido à atual conjuntura que está a afetar as famílias pela redução das prestações sociais e pelo corte na atribuição de bolsas de estudo por parte dos estabelecimentos de ensino superior, foram concedidos apoios a todos os candidatos admitidos, exceto àqueles que apresentem um rendimento per capita de valor igual ou superior a 485€. Recorde-se que, nos anos escolares anteriores, o número máximo de bolsas concedidas pela Câmara Municipal a jovens do concelho foi de doze.
Em concreto, as bolsas são atribuídas a alunos residentes no concelho de Lamego, há mais de três anos, que não dispõem de meios suficientes para suportarem os encargos correspondentes à frequência do ensino superior. Ao longo de 10 meses, é concedida uma verba mensal máxima correspondente a 100€/ mês aos jovens que ingressem ou frequentem estabelecimentos de ensino superior reconhecidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A atribuição destas bolsas de estudo é também uma forma do Município de Lamego estimular a frequência de cursos superiores por parte dos jovens do concelho, melhorando, desta forma, o tecido económico local, dotando-o de quadros técnicos que contribuem para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural.
São consideradas como condições preferenciais na atribuição das bolsas de estudo o menor rendimento per capita do agregado, o melhor aproveitamento escolar, a menor idade do candidato e a frequência de estabelecimentos de ensino superior existentes no concelho de Lamego, ou fora deste, cujos cursos atendam às necessidades específicas do mercado de emprego local.

Sem comentários :